domingo, 18 de agosto de 2013

NOVO ENTERRO DE DOMINGUINHOS SÓ EM 2014: Filha do Artista esclarece que a Prefeitura se ofereceu para trazer o Corpo para Garanhuns faltando apenas duas horas para o enterro


De acordo com o Jornalista Roberto Almeida, os restos mortais de Dominguinhos só virão para Garanhuns em 2014. É que de acordo com o Jornalista, o processo de translado do corpo precisa passar pela via judicial e atender exigências da Vigilância Sanitária e da Secretaria de Saúde do Estado.

A expectativa é que a transferência do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, para o São Miguel, aqui em Garanhuns, aconteça no dia 12 de fevereiro do próximo ano, data em que o artista completaria 73 anos de idade. Segundo Almeida, que recebeu a informação do Prefeito Izaías Régis (PTB), os familiares de José Domingos de Moraes sugeriram a data.

Na última sexta-feira, 16, o Prefeito Izaías Régis visitou o cemitério São Miguel e definiu o local onde o mausoléu que receberá os restos mortais de Dominguinhos será edificado.

Para a Imprensa da Capital, Régis repassou a informação de que as obras haviam sido iniciadas e que os operários estariam trabalhando diuturnamente para concluir os trabalhos. A meta era providenciar a translado na próxima sexta-feira, dia 23, em tempo de realizar a missa de 30 dias de falecimento em Garanhuns. Mas a ex-mulher de Dominguinhos, não concordou com o prazo. “Não tem condições, ainda não há um lugar adequado em Garanhuns. O projeto do Prefeito está no papel. Quando estiver pronto, então poderemos fazer a transferência do corpo”, disse Guadalupe, em entrevista ao JC.

Ainda de acordo com informações de Almeida, na tarde de ontem, sábado, dia 17, em encontro com o Prefeito de Garanhuns, Guadalupe, e a filha de Dominguinhos, Liv Moraes, conheceram o projeto do túmulo e monumento que serão construídos em homenagem ao Artista, mas expressaram o desejo de vir pessoalmente ver o local. Um novo contato será firmado para marcar a data da visita.  

CONTATO DE IZAÍAS CHEGOU TARDE - A filha de Dominguinhos, a cantora Liv Moraes, esclareceu, em entrevista publicada no site da Folha de Pernambuco, que o sepultamento só ocorreu em Paulista porque o contato feito pelo Prefeito Izaías Régis para que o corpo do seu pai fosse enterrado em Garanhuns, chegou tardiamente, faltando apenas duas horas para o enterro. Confira trechos da reportagem:

“Procurada pela reportagem do FolhaPE, a filha do músico, Liv Moraes, informou que a decisão do local foi feita em virtude da condição financeira e da única proposta que ela e sua mãe, Guadalupe, receberam no dia do falecimento de Dominguinhos. "Todo mundo soube quando meu pai morreu, eles poderiam ter nos procurado nesse dia ou no dia seguinte, mas esperaram o dia inteiro e o Morada [da Paz] se pronunciou. A prefeitura de Garanhuns se ofereceu apenas duas horas antes do enterro dele", lamenta.

Liv negou ainda a acusação acerca de suposta resistência no que diz respeito ao translado para Garanhuns. Segundo a cantora, sua expectativa é de que o corpo de seu pai “esteja lá em Garanhuns e que receba todas as homenagens que puderem fazer. Quero que divulguem a obra e vida dele como um exemplo de humildade, generosidade e carinho”, enfatizou. Além de demonstrar tristeza pela perda, a filha do mestre ainda se mostrou magoada com os embates póstumos. “Se eles [a prefeitura de Garanhuns] tivessem manifestado a intenção o quanto antes e não tanto tempo depois, nós teríamos evitado essa confusão. Se existia essa possibilidade de fazer um mausoléu em Garanhuns, porque não foi feito com antecedência?”, questionou.

O prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, afirmou não ter conseguido estabelecer o contato na época da morte de Dominguinhos. “No dia que ele faleceu, eu tentei falar com ela em São Paulo e não consegui, já que elas estavam tensas com a perda. Quando eu cheguei no Recife, logo pela manhã, falei com ela na Assembleia [Legislativa de Pernambuco, onde ocorreu o velório no dia 25 de julho] e me coloquei à inteira disposição junto a população para o que elas precisassem”, declarou”.