sexta-feira, 8 de novembro de 2013

ANIVERSÁRIO DE GARANHUNS: Enquete aponta que Internautas não querem extinção do Feriado

A Câmara de Vereadores de Garanhuns deve votar na próxima quarta-feira, dia 13, o substitutivo apresentado pelos vereadores Audálio Ramos (PSDC) e Sílvio Sabino (PSC), quanto ao processo legislativo de extinguir o feriado de 4 de fevereiro – instituído em 2009 – e criar o Dia de Garanhuns, a ser vivenciado no segundo domingo do mês de março, em comemoração a Data Magna do Município.

Caso a medida de Audálio e Sílvio seja aprovada pelos demais vereadores, a Cidade passará a contar com apenas com os quatro feriados religiosos, sendo eles: A Sexta-feira da Paixão; Corpus Christi; o dia 13 de junho (em que se comemora o padroeiro da cidade, o Santo Antônio) e o dia 24 de Junho (Dia de São João).

A ação de mudança tem como base os recentes estudos realizados pelo Instituto Histórico e Geográfico de Garanhuns, que defende a tese de que o Município ao ser elevado a categoria de Vila, ganhou toda uma organização e estrutura politica, jurídica e econômica, com a Câmara de Vereadores, a Comarca e a Cadeia, instituições que caracterizam a condição de Cidade. A mudança também é defendida pelo comércio local, já que desde a instituição do novo feriado, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) se posiciona contrária e tenta mudar a decisão dos Vereadores por entender que mais um feriado afeta a economia do Município. 

Para sabermos a posição da sociedade local quanto ao assunto, o Blog vem promovendo através do grupo Garanhuns Cidade das Flores (composto por mais de 15 mil membros), no facebook, uma enquete, quando indagamos a respeito da EXTINÇÃO DO FERIADO DO ANIVERSÁRIO DA CIDADE (4 DE FEVEREIRO) E CRIAÇÃO DO DIA DE GARANHUNS (2º DOMINGO DE MARÇO).

Até o momento desta postagem, 105 votos foram computados e o resultado parcial é o seguinte:

NÃO DEVE MUDAR!. GARANHUNS MERECE COMEMORAR O SEU ANIVERSÁRIO COM UM FERIADO. – 78 Votos.

O FERIADO DEVE SER TRANSFERIDO PARA O REAL DIA DO ANIVERSÁRIO: 10 DE MARÇO. – 18 Votos.

DEVE MUDAR. A FUNDAÇÃO DE GARANHUNS, SEGUNDO ESTUDOS, FOI EM 10 DE MARÇO DE 1811. – 6 Votos

VAMOS MUDAR SIM. JÁ TEMOS FERIADOS DEMAIS, ISSO PREJUDICA A NOSSA ECONOMIA. – 3 Votos.

Participe você também da enquete, acesse agora: https://www.facebook.com/groups/marcospaes.araujo/ (é necessário ser membro do grupo para participar).